Na Associação Casa Estrela do Mar acreditamos que a Arte é um dos melhores instrumentos que temos à nossa disposição para desenvolver e estimular competências.
Há já alguns anos que comecei a trabalhar com grupos de teatro e a trabalhar o teatro em grupos. Muitas foram as experiências, nem todas positivas, mas todas de crescimento.
O que observei nas centenas e centenas de crianças, adolescentes e adultos com que trabalhei foi sempre uma evolução pessoal, na relação com o outro, na relação consigo próprio.
A partir do teatro vieram muitas outras experiências, outras disciplinas artísticas, muitas brincadeiras sérias tendo como base qualquer coisa que se assemelhasse a liberdade criativa e a arte. Que influenciasse a nossa capacidade de nos desligarmos do que está pré-definido, das nossas ideias de como as coisas deviam ser, para chegarmos ao máximo de liberdade artística e mental que conseguimos.
O que eu faço é Teatro pelo Teatro, é o que sei fazer. Foi o que a experiência me trouxe, aprendi dando “cabeçadas na parede” e hoje em dia considero que foi o melhor que me podia ter acontecido. E o que me tem acontecido é que, apesar de trabalhar o Teatro pelo Teatro, daí resultaram competências, desenvolvimento, crescimento, evolução humana e social, uma visão diferente do mundo onde vivemos, do nosso mundo interior e com isso vêm também novas soluções para os problemas que enfrentamos no nosso dia a dia.
Continuo a aprender todos os dias com os meus alunos, atores e formandos, na esperança de, nessa partilha, consiga também transmitir alguma coisa do que sei e do que sinto.
E é por todos estes motivos que continuo a acreditar em trabalhar o Teatro pelo Teatro, convencida de que o resto vem depois…
Ana Isabel Augusto
Imagem: Velias