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PSICOTERAPIA INFANTIL

A psicoterapia infantil é uma prática da psicologia que vem acima de tudo promover o bem-estar e a qualidade de vida da criança e da sua família. É uma prática que também se torna muito útil na prevenção de problemas familiares e infantis bem como na redução de sintomas já instalados na família e na criança.

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Acontecimentos marcantes como a morte ou a doença de algum membro da família, a separação dos pais, o nascimento de um irmão, a mudança de cidade ou de escola, influenciam o estado de ansiedade e bem-estar da criança. Esta, muitas vezes necessita de ajuda para identificar e compreender os seus próprios sentimentos sobre estas situações marcantes da sua vida. Assim, É na psicoterapia infantil que a criança se relaciona com uma escuta ativa, podendo expressar todo o seu mundo, aprendendo maneiras adaptativas de comunicar sentimentos como a raiva, a tristeza, a frustração, o medo, a saudade, a ansiedade e o amor.

No seu todo, a psicoterapia vai promover a observação do comportamento, apoiando os pais a aprender a identificar as dificuldades dos seus filhos e também as suas potencialidades, permitindo a adaptação a comportamentos disruptivos ou adaptativos.

 

ACONSELHAMENTO PARENTAL

Para que todo o processo terapêutico tenha sucesso torna-se fulcral a participação dos pais e por vezes da própria escola. O objetivo da terapia muitas vezes é fornecer um reportório comportamental aos pais promovendo uma aliança no caminho para a mudança, para que eles possam participar ativamente neste processo e na melhoria das suas interações com os seus filhos.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Muitas vezes os jovens precisam de orientação para conseguirem tomar decisões ou mesmo para assumirem compromissos e frequentemente esse processo passa por um nível de autonomia que ainda não foi atingido. Pelos 15 e pelos 18 anos são exigidas aos jovens decisões fundamentais para o resto das suas vidas. Nesta altura torna-se indispensável uma boa orientação por parte de todos os agentes próximos do jovem. A orientação vocacional surge como mais um apoio nesta fase difícil de tomada de decisão e pressupõe facilitar o conhecimento de todos os caminhos que um jovem tem à sua escolha, tendo em conta os seus valores, interesses e aptidões.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DA CRIANÇA

Frequentemente a avaliação psicológica surge como uma necessidade do próprio processo da Psicoterapia Infantil, no entanto existem também situações em que o próprio professor ou médico que acompanha a criança, solicita uma avaliação. Situações como as dificuldades de aprendizagem e de atenção, são um exemplo de avaliação psicológica da criança.

 

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