Os adolescentes estão a ficar dependentes as tecnologias?
Frequentemente associamos sintomas de dependência ao consumo de álcool, tabaco e droga. Mas será que apenas o consumo de substâncias pode causar dependência? Ou os telemóveis também?
Segundo um estudo realizado na Universidade de Maryland em 2011, a privação do contacto com diferentes formas de tecnologia (ex. telemóvel, internet, computador) pode originar sintomas de abstinência idênticos aos experienciados por pessoas com dependência de substâncias. Neste estudo, cerca de quatro em cada cinco adolescentes e jovens adultos apresentaram sintomas de ansiedade, irritabilidade, inquietação, frustração, confusão e isolamento quando privados de tecnologias e redes sociais durante 24h.
Quantos adolescentes preferem “doar um rim” a ficar sem o telemóvel ou sem o computador? Diariamente envoltos num mar de aplicações, jogos e redes sociais, têm dificuldade em conseguir imaginar as suas vidas sem a tecnologia. Cresceram no meio virtual e tecnológico e uma coisa é certa…já não volta atrás.
Mas será a dependência tecnológica uma “adolescentice”?
A tecnologia veio mudar a forma como as pessoas, no geral, se relacionam (Moeller, 2011). Porquê enviar uma carta ou um telegrama se pode enviar um sms? A tecnologia permitiu uma nova forma de interação entre as pessoas e veio facilitar a comunicação através dos diferentes sistemas de comunicação e das redes sociais. Não podemos negar os benefícios que os avanços tecnológicos nos trouxeram. Mas qual o real peso que têm nas nossas vidas?
O alarme soa quando a influência da tecnologia tem impacto negativo ao nível do funcionamento geral da pessoa e interfere no seu dia-a-dia. Mas se por um lado, o uso excessivo de tecnologias pode trazer consequências negativas, o uso moderado pode produzir impacto positivo ao nível do bem-estar e satisfação com a vida.
Consideramos portanto que a moderação é a palavra-chave!
De facto, nem sempre temos uma relação saudável com a tecnologia mas se tomarmos consciência de como a estamos a utilizar , podemos controlar mais facilmente o efeito que tem sobre nós.
Reconhece-se em algumas partes deste video?
Mais informação:
Moeller, S., Powers, E., & Roberts, J. (2012). «The World Unplugged» and «24 hours without media»: Media literacy to develop self-awareness regarding media. Scientific Journal of Media Education, 20(39). doi: 10.3916/C39-2012-02-04.
Xue, K. (2013). Is there an App for that? Retirado de: http://harvardmagazine.com/2013/11/is-there-an-app-for-that