Home > A Associação > Infidelidade

Já dizia Alexandre Dumas que os laços do casamento são tão pesados que são precisas duas pessoas para os carregar…e as vezes três!

 

A infidelidade é normalmente definida como um acto sexual ou emocional feito por alguém que mantém uma relação de compromisso, quando esse acto é feito fora da relação primária e constitui uma quebra de confiança ou violação de uma norma definida por um ou ambos (Blow and Hartnett, p. 191, 2005). Os casais que passam por situações de infidelidade tendem a apresentar sintomas depressivos,  ansiedade e aspectos semelhantes ao síndrome pós-traumático (ex: flashbacks).

A infidelidade está muitas vezes relacionada com insatisfação relacional ou sexual no casal, mas esta não é o seu único determinante, pois outras questões individuais, sociais e contextuais aparecem também muitas vezes como associadas (transição para a parentalidade, questões de dependência/autonomia, entre outros). LoveLustChart1_1p

A maioria das pessoas envolvidas em situações de infidelidade quer manter ou recuperar a relação de casal e por isso muito casais recorrem à terapia de casal. A terapia de casal é eficaz em 60 a 90% dos casos  de infidelidade (Peluso, 2007, Atkins et al. 2010), diminuindo o sofrimento associado e trabalhando com estratégias específicas para acelerar os processos de recuperação e para reduzir os factores de risco.

Na terapia de casal o tema da infidelidade, real ou virtual, é comum e transversal a várias idades e tipos de relação. Os modelos de intervenção na infidelidade envolvem várias estratégias cujo objectivo inclui a gerir a crise inicial após a descoberta, expressar e regular as emoções associadas à traição, compreender os factores que possam ter influenciado os comportamentos extra-casal, promover a intimidade e trabalhar a comunicação autêntica das necessidades de cada um.  Num ambiente de confiança e segurança, o casal é ajudado a mudar a infidelidade de sítio, ou seja, do cerne absoluto da vida presente do casal, para um lugar contido e resolvido que pertence ao passado comum da história do casal.

 

Não precisam de passar por isto sozinhos. A Casa estrela-do-mar dispõe de terapeutas de casal especializados. Contacte-nos para agendar uma sessão.