O Emoceanário é um projeto que combina psicologia, arte e realidade virtual para ajudar jovens a desenvolver estratégias de regulação emocional, promovendo a consciência emocional e modelos não violentos de relação no contexto escolar. O seu principal foco é a prevenção e o combate à Violência de Género e nas Relações, abordando não apenas perceções e comportamentos, mas, sobretudo, as ressonâncias emocionais internas que alimentam o preconceito e a violência.
O objetivo central é implementar um mecanismo comum de identificação e gestão emocional nas escolas – o Emoceanário –, uma cabine imersiva onde os jovens podem entrar, colocar óculos de realidade virtual e iniciar uma experiência guiada de autorregulação emocional.
Como se constrói uma cabine de regulação emocional?
A cabine é construída pelas turmas em aula, sendo, por isso, altamente direcionada para as suas necessidades e com base nas estratégias trabalhadas e encontradas por si. Ao longo das sessões os jovens trabalham sobre o seu vocabulário, consciência e autorregulação emocionais e, numa segunda fase, este conteúdo é recolhido e convertido em realidade virtual pelo HEI-Lab – Laboratórios Digitais de Ambientes e Interações Humanas – uma unidade de Investigação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona.
Que eixos de intervenção?
Para além do eixo de intervenção escolar, o Emoceanário envolve também dois outros eixos.
Eixo familiar: com base nas experiências e nas necessidades identificadas em aula, pretende-se chegar às famílias dos jovens, implementando encontros multifamiliares que promovem o trabalho em rede – intra e interfamiliar.
Eixo comunitário: através da colaboração entre jovens e profissionais de arte urbana na conceção e pintura de um mural, pretende-se incentivar a reflexão e o debate comunitário sobre as temáticas representadas.