Supervisão Clínica Sistémica
****
A Supervisão com qualidade é uma prática sensível orientada pelo conhecimento clínico e científico mais atualizado. Permite que os profissionais se sintam apoiados e orientados na sua intervenção diária, seja num contexto de supervisão individual ou em grupo.
Assistentes sociais, educadores, enfermeiros, médicos, psicólogos, entre outros, assumem um papel de suporte a populações vulneráveis, estando eles mesmos – ao fazerem uso de si como uma das principais ferramentas de trabalho – expostos a situações potencialmente traumáticas. A supervisão permite criar um espaço privilegiado para reflectir sobre como se usa o que se sabe, e sobre o impacto da actuação do profissional no seu trabalho e em si mesmo enquanto pessoa.
Discutir temas como as problemáticas associadas aos casos acompanhados, os modelos e estratégias de intervenção, as dinâmicas organizacionais, gestão de stress, prevenção de burn-out e resiliência, é fomentar o desenvolvimento profissional e garantir satisfação com a actividade profissional do próprio, da sua organização e, claro, da população com quem trabalha.
Supervisão é muito mais do que verificar uma “check-list” do que foi ou não feito pelo profissional, como refere Liz Beddoe (ver vídeo abaixo), autora do livro Best Practice in Professional Supervision: A Guide for Helping Professionals. É criar uma relação de confiança que fomente uma prática reflexiva. É identificar forças e dificuldades, e explorar soluções criativas para os desafios que o dia-a-dia coloca.Para saber mais, ter supervisão individual ou aderir a um grupo, fale connosco!
Quer saber mais, ter supervisão individual ou aderir a um grupo, fale connosco!