Diariamente pais, professores e especialistas são confrontados com crianças que têm dificuldades na leitura, na escrita, ou noutras tarefas relacionadas com a aprendizagem. No entanto, isto não significa que a criança tenha uma dificuldade de aprendizagem. Uma criança com dificuldades de aprendizagem apresenta vários sinais que se relacionam, e estes persistem ao longo do tempo.
As crianças com este tipo de dificuldades não são necessariamente preguiçosas ou menos inteligentes. A forma como recebem e processam a informação é que será necessariamente diferente. As formas mais comuns de dificuldades ao nível da aprendizagem envolvem problemas com a leitura, a escrita, a matemática, o raciocínio, a audição e a fala.
Os sinais de alerta variam de criança para criança e dependem da idade da mesma. Aqui ficam alguns sinais:
- Dificuldade com a leitura e / ou escrita
- Problemas com cálculos matemáticos
- Dificuldades de memória
- Problemas de atenção
- Dificuldade em seguir instruções
- Má coordenação
- Dificuldades nos conceitos relacionados com o tempo
- Problemas de organização
Uma criança com dificuldades de aprendizagem pode também apresentar um ou mais dos seguintes sinais:
- Comportamento impetuoso
- Respostas inadequadas em situações escolares ou sociais
- Dificuldade em permanecer nas tarefas (distração fácil)
- Dificuldade em fazer-se explicar oralmente
- Desempenho escolar inconsistente
- Forma de falar imatura
- Dificuldade em ouvir bem
- Problemas em lidar com mudanças na rotina diária
- Problemas em compreender palavras ou conceitos
O confronto com esta realidade pode ser bastante intenso. Nenhum cuidador quererá ver alguma dificuldade expressa nos seus filhos. No entanto o mais importante será compreender que estas crianças poderão ser tão inteligentes como qualquer outra criança. Terão apenas que ser bem orientadas e educadas de uma forma singular que corresponda às necessidades educativas específicas.
Se está preocupado não espere! Quanto mais cedo o seu filho receber apoio, maiores probabilidades terá para alcançar sucesso escolar.
Lúcia Bragança Paulino