
A 2ª edição da formação “Adolescentes e comportamento auto-lesivos: A vida e a morte num só corte?” terá lugar dia 8 de Novembro (15-18h).
Tal como na 1ª edição, a dinamização da formação ficará a cargo da Doutora Diana Cruz, Psicóloga Clínica no departamento de psiquiatria do Hospital Beatriz Ângelo, doutorada em Psicologia da Família e investigadora na área dos comportamentos auto-lesivos na adolescência. A sua tese de Doutoramento informa-nos:
“...as trajectórias auto-destrutivas parecem representar a exteriorização, através do corpo, de uma necessidade de mudança (individual ou dos vários contextos), em que a morte representa um “deixar de existir” da presente trajectória de desenvolvimento e um querer activo (ainda que inadaptativo) de “viver de outra maneira”, e não um fim definido, a morte em si mesma. Deste modo, a prevenção e a intervenção clínica, considerando uma perspectiva de complexidade sistémica, devem incluir e agir sobre vários contextos de diferentes níveis sistémicos em particular, a família , para além de considerar o incremento de competências socio-emocionais dos jovens e de estratégias de coping de modo a potenciar a sua auto-regulação.” (p. xviii, Cruz, 2013)
Objectivo:
Esta formação pretende dotar os participantes de conhecimentos específicos no âmbito nos comportamentos auto-lesivos em adolescentes, tendo por base a investigação científica mais recentes (nacional e internacional) e a avaliação da eficácia das práticas clínicas nestes casos.
Temas:
- Definir para intervir: o que são comportamentos auto-lesivos?
- Factores de risco e de protecção para o desenvolvimento de comportamentos auto-lesivos
-
Sinais de alarme em casa e na escola
- Estratégias de intervenção específica em diferentes contextos (individual, familiar, grupal, escolar e em rede)
- Discussão de casos

Valor: 30 euros (desconto de 20% para sócios da Casa estrela-do-mar)
Destinatários: Psicólogos, Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Serviço Social, Professores e outros profissionais na área da Adolescência