Educação pela arte e psicoterapia serão incompatíveis ou geram tensões produtivas?
A Associação Casa Estrela do Mar tem dois grandes polos, um dedicado à Psicoterapia e outro à Educação Artística. As duas áreas, ainda que com resultados complementares, funcionam de forma independente e cada uma estruturada em princípios característicos, cruzando-se no que são os resultados obtidos. É também nesta constante tensão de processos trabalhados de forma separada, mas que se vão cruzando e complementando, que nasce a mudança necessária ao desenvolvimento e à transformação psicossocial do indivíduo.
A Educação Artística desenvolve a capacidade de concretização dessa mudança (da identidade
subjetiva decorrente da aprendizagem) através do fruir, do interpretar e da execução de um
objeto artístico (Freedman, 2003). O efeito transformador da arte pode revelar-se aquando do desenvolvimento da criatividade e da imaginação (essenciais na nossa capacidade de resolução de problemas), da empatia e compreensão do outro, do conhecimento emocional (e consequente desenvolvimento cognitivo), entre muitos outros (Mbuyamba, 2007), destacando para o objetivo específico do trabalho com famílias e casais, o desenvolvimento da nossa capacidade comunicativa através da linguagem não verbal.
Num contexto em que muitas vezes assistimos à menorização da linguagem não verbal em
favor da linguagem verbal, as nossas experiências e sentimentos, bem como a nossa
capacidade de agirmos sobre eles e os expressarmos, fica muitas vezes condicionada à
linearidade do que conseguimos transmitir através da linguagem verbal (Duarte, 1988). O
acesso a um tipo de linguagens artísticas que promovem a comunicação não verbal surte
efeito nas capacidades relevantes ao nível do autoconhecimento, essenciais para a construção
completa do indivíduo.
Novidades já em Setembro!
É neste contexto que a Associação Casa Estrela do Mar, através de sessões de Educação
Artística e do trabalho com as linguagens características da Arte, trará em Setembro 2018 um novo projeto integrado entre a Arte e a Terapia, projecto este que irá também ser alvo de uma avaliação sistemática de cariz científico, de forma a contribuir para a validação deste tipo de intervenção.
Para mais informações, contacte-nos!
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Referências
Duarte Jr, J. F. (1988). Por que arte-educação?. Papirus Editora.
FREEDMAN, K. (2003). Teaching Visual Culture: Curriculum, Aesthetics and the Social Life of Art. Nova York: Teachers College, Columbia University.
Mbuyamba, L. (2007). Relatório – Sessão de encerramento da Conferência Mundial sobre
Educação Artística. (F. Agarez, Trad.) Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO.