Home > A Associação > Programa “CEM Pisar o Risco”

O “CEM – Pisar o Risco” é um Programa de Promoção da Saúde Mental, Prevenção e Intervenção nos comportamentos de risco na adolescência, promovendo a articulação entre as famílias, a escola e os profissionais de saúde dos adolescentes.

Os Adolescentes que participam neste programa devem ter entre 10 e 19 anos de idade. Podem ser sinalizados por qualquer entidade local (Benfica) ou não local.

O programa não tem custos para as famílias, sendo financiado pelo Banco de Ideias Sociais, através da Junta de Freguesia de Benfica, para o acompanhamento de famílias com condições económicas desfavoráveis.

Objectivos Principais do Programa

  1. Ajudar os adolescentes a desenvolver uma saúde mental positiva, promovendo competências de resolução de problemas, pensamento crítico, comunicação, relações interpessoais, empatia e estratégias para lidar com as emoções negativas e com a vulnerabilidade;
  2. Ajudar as famílias a melhorar o seu funcionamento ao nível das relações interpessoais, promovendo a compreensão e interajuda, através de sessões de terapia familiar;
  3. Reduzir os comportamentos de risco e promover comportamentos positivos face à saúde física, mental e relacional, através da participação dos adolescentes em grupos terapêuticos;
  4. Promover o autoconhecimento e a autonomia
  5. Utilizar a expressão criativa e a expressão pelas artes como forma de promoção de competências relacionais e sociais.
  6. Promover a articulação entre a escola, a família e as estruturas da saúde, envolvendo as famílias dos adolescentes durante as várias fases do projeto.

O programa BIS tem a seguinte estrutura:

Terapia Familiar

         Quinzenal (1h) x 8 sessões

Psicoterapia Individual (se considerada)

         Quinzenal (1h) x 8 sessões

Sessões de grupo (expressão artística e grupo terapêutico):

        Semanal (1h) x 16 sessões

Peça-nos a ficha de referenciação ou procure esclarecimento sobre o programa enviando email para: geral@casaestreladomar.pt

 

Nota:

As sessões de Terapia Familiar e Individual serão marcadas consoante as necessidades e disponibilidades de cada família em particular, com o técnico responsável.