
Este Domingo, na terceira sessão do Espaço dos Pequenos Artistas (EPÁ’s) dinamizada por Ana Isabel Augusto e Joana Vilhena na Casa estrela-do-mar, foi dia de teatro à séria.
Mas afinal, o que se passou lá dentro?
Bom, para começar, vimos um pequeno teatro em video, projectado na parede come se estivéssemos no cinema. Assim ficámos todos mais à vontade e prontos para brincar. Logo de seguida, começamos com os jogos teatrais. Através da representação de vivências pessoais, fizemos uma interpretação da realidade dos pequenos artistas, algo que permite o desenvolvimento do auto-conhecimento, da mentalização e da expressão de emoções.
A tarde continuou e criámos uma história em conjunto! Com vestimentas, pinturas e muita imaginação, ficámos todos transformados nas personagens do nosso pequeno drama. Para além de ser tudo uma grande diversão, estas actividades de expressão dramática permitem o treino da compreensão e expressão de sentimentos, uma das mais importantes competências sociais básicas.
Por fim, entrámos no mundo mágico das máscaras e a da sua simbologia. Os pequenos artistas fizeram as suas próprias máscaras, representado as coisas felizes e as coisas tristes.
Puxaram pela criatividade e ultrapassaram barreiras,observando o grupo e experimentando novas formas de sentir e lidar com os desafios!
Estamos prontos para os próximos EPÁ’s?